quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Pilots Have Had Limited Information About Weather Conditions Over The Oceans



New Forecast System Helps Transoceanic Flights Avoid Storms


Dec. 11, 2012

A new NASA-funded prototype system developed by the National Center for Atmospheric Research (NCAR) of Boulder, Colo., now is providing weather forecasts that can help flights avoid major storms as they travel over remote ocean regions. The eight-hour forecasts of potentially dangerous atmospheric conditions are designed for pilots, air traffic controllers and others involved in transoceanic flights.

Click on the link below for real time weather forecast:


Tradução Humana em 12 DEZ 2012
by George Rocha

 Novo Sistema de Previsão Ajuda Voos Transoceânicos a Evitar Tempestades

11 DEZ 2012

Um novo sistema protótipo baseado na NASA desenvolvido pelo Centro Nacional para Pesquisa Atmosférica (CNPA) de Bloulder, Colorado, agora está fornecendo previsão neteorológica que pode ajudar voos a evitar tempestades quando eles viajam sobre regiões remotas de oceanos. A previsão de oito horas de condições atmosféricas potencialmente perigosas são planejadas para pilotos, controladores de tráfego aéreo e outros envolvidos em voos transoceânicos.

Clicar no link abaixo para previsão meteorológica em tempo real:
http://www.rap.ucar.edu/projects/ocn/realtime_sys/global_extrap/


The NCAR-based system combines satellite data and computer weather models to produce maps of storms over much of the world's oceans. The system is based on products that NCAR has developed to alert pilots and air traffic controllers about storms and related hazards, such as turbulence and lightning, over the continental United States. Development of the forecasts was spurred in part by the 2009 crash of Air France Flight 447, which encountered a complex of thunderstorms over the Atlantic Ocean.
The system was funded by NASA's Applied Sciences Program, which supports efforts to discover and demonstrate innovative and practical uses of NASA Earth science and satellite observations. NCAR worked with the Massachusetts Institute of Technology's Lincoln Laboratory, the Naval Research Laboratory, and the University of Wisconsin-Madison to create the system.
"These new forecasts can help fill an important gap in our aviation system," said NCAR's Cathy Kessinger, lead researcher on the project. "Pilots have had limited information about atmospheric conditions as they fly over the ocean, where conditions can be severe. By providing them with a picture of where significant storms will be during an eight-hour period, the system can contribute to both the safety and comfort of passengers on flights."

 

O sistema CNPA combina dados de satélite e modelos computadorizados de meteorologia para produzir mapas de tempestades sobre muitos dos oceanos do mundo. O sistema é baseado em produtos que o CNPA desenvolveu para alertar pilotos e controladores de tráfego aéreo acerca de tempestades e riscos, tais como turbulência e raios, sobre o continente dos Estados Unidos. O desenvolvimento das previsões foi estimulado em parte pela queda do Air France Voo 447, o qual encontrou um complexo de tempestade com trovoadas sobre o Oceano Atlântico. O sistema foi fundado pelo Programa de Ciências Aplicadas da NASA, o qual apoia esforços para descobrir e demonstrar  observações inovativas e uso prático de observações de satélite e ciência da Terra pela NASA. O CNPA trabalhou com o Laboratório Lincoln do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o Laboratório de Pesquisa Naval e a Universidade Wisconsin-Madison para criarem o sistema. “Estas novas previsões podem ajudar preencher uma lacuna importante em nosso sistema de aviação”, disse Cathy Kessinger do CNPA, pesquisadora lider no projeto. “Pilotos têm tido informação limitada acerca de condições atmosféricas quando eles voam sobre o oceano, onde condições podem ser severas. Ao supri-los com uma imagem de onde tempestades significantes estarão durante um período de oito horas, o sistema pode contribuir para ambos, a segurança e conforto dos passageiros nos voos".

The forecasts, which continue to be tested and modified, cover most of the Atlantic and Pacific oceans, where NCAR has real-time access to geostationary satellite data. The forecasts are updated every three hours.

As previsões, as quais continuam ser testadas e modificadas, cobrem muito dos oceanos Atlântico e Pacífico, onde o CNPA tem acesso em tempo real a dados de satélites geoestacionários. As previsões são atualizadas a cada três horas.

Pilots of transoceanic flights currently get preflight briefings and, in certain cases involving especially intense storms, in-flight weather updates every four hours. They also have onboard radar, but that information is of limited value for strategic flight planning while en route. "Turbulence is the leading cause of injuries in commercial aviation," said John Haynes, Applied Sciences Program manager at NASA Headquarters in Washington. "This prototype system is of crucial importance to pilots and is another demonstration of the practical benefit of NASA's Earth observations."

 

Pilotos de voos transoceânicos atualmente conseguem briefings pré-voo e, em certos casos envolvendo especialmente tempestades intensas, a meteorologia em voo atualiza a cada quatro horas. Eles também têm a bordo radar, mas essa informação é de valor limitado para planejamento estratégico do voo enquanto em rota. “Turbulência é a causa lider de lesões na aviação comercial”, disse John Haynes, gerente do Programa de Ciências Aplicadas no Centro de Operações da NASA em Washington. "Este sistema protótipo é de crucial importância para pilotos e é uma outra demostração do benefício prático de observações da Terra pela NASA.

Pinpointing turbulence associated with storms over the oceans is far more challenging than it is over land because geostationary satellites, unlike ground-based radar, cannot see within the clouds. Thunderstorms may develop quickly and move rapidly, rendering the briefings and weather updates obsolete. Onboard radars lack the power to see long distances or through dense clouds. As a result, pilots often must choose between detouring hundreds of miles around potentially stormy areas or flying directly through a region that may or may not contain intense weather. Storms may be associated with hazardous windshear and icing conditions in addition to lightning, hail and potentially severe turbulence.

Apontar com precisão turbulência associada com tempestades sobre oceanos é de longe muito mais desafiante do que ela é sobre o terreno por causa de satélites geoestacionários, diferente de radar baseado no solo, eles não podem ver dentro de nuvens. Tempestades com trovoadas podem se desenvolver apressadamente e se moverem rapidamente, tornando os briefings e atualizações meteorológicas obsoletos. Os radares a bordo faltam a potência para ver em longas distâncias ou através de nuvens densas. Como um resultado, pilotos frequentemente devem escolher entre desviar centenas de milhas em volta de áreas potencialmente tempestuosas   ou voarem diretamente através de uma região que pode ou não pode conter condições meteorológicas intensas. Tempestades podem ser associadas com riscos de 'windshear’  22 e condições de formação de gelo em adição a raios, granizo e turbulência potencialmente severa.

To create the forecasts, Kessinger and her colleagues first turned to geostationary satellite measurements to identify regions of the atmosphere that met two conditions: particularly high cloud tops and water vapor at high altitudes. These two conditions are a sign of powerful storms and strong updrafts that can buffet an aircraft. The scientists next used fuzzy logic and data fusion techniques to home in on storms of particular concern, and applied object tracking techniques and simulations of wind fields to predict storm locations at hourly intervals out to eight hours.

Para criarem as previsões, Kessinger e colegas dela, primeiro voltaram-se para medições de satélite geoestacionário para identificarem regiões de atmosfera que encontravam duas condições:
topos de nuvens particularmente altos e vapor de água em altitudes elevadas. Estas duas condições são um sinal de tempestades potenciais e correntes de ar acendentes fortes que podem esbofetear uma aeronave. Os cientistas em seguida usaram lógica indistinta e técnicas de fusão de dados para se dirigirem para tempestades de interesse particular, e aplicaram técnicas de rastreamento de objeto e simulações de campos de vento para predizerem localizações de tempestade em intervalos horários de cada oito horas.

Researchers verified the forecasts using a variety of data from NASA Earth observations, including the Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) satellite.

 

Os pesquisadores verificaram as previsões usando uma variedade de dados de observações da Terra pela NASA, incluindo o satélite da Missão de Medição de Precipitação Tropical (MMPT).

"These advanced techniques enable us to inform pilots about the potential for violent downdrafts and turbulence, even over the middle of the ocean where we don't have land-based radar or other tools to observe storms in detail," Kessinger said.

 

“Estas técnicas avançadas capacitam-nos para informar pilotos acerca do potencial para correntes de ar descendentes violentas e turbulência, mesmo acima do meio do oceano onde nós não temos radar fixado em solo ou ferramentas para observar tempestades em detalhes”, disse Kessinger.

The forecasts can be viewed at: http://go.nasa.gov/W0doRu

As previsões podem ser vistas em:
  http://go.nasa.gov/W0doRu   


 

 
 
 

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