terça-feira, 21 de agosto de 2007

Aproximação e Pouso Padrão - A320 - Modos no FMA


Muitos erros nas traduções das frases e palavras ditas pelos pilotos do TAM 3054.

A frase "landing, no blue" foi traduzida para o português como sendo:

"pousando, sem azul" quando na realidade o piloto estava se referindo a palavra LAND que aparece no FMA = Flight Mode Annunciator informando a fase de POUSO SENDO capturada pelo Piloto Automático e controle de Auto Thrust ( = controle Automático de Potência dos motores ) e Diretor de Vôo.

Na fase inicial do ILS a palavra LAND deve aparecer azul e quando todos parâmetros de pouso estiverem satisfazendo as exigências dos 'softwares' de automatismo da aeronave, então a palavra LAND torna-se na cor verde.

Observe na imagem da capa deste Post.

DESCIDA DE APROXIMAÇÃO O método normal de iniciar a descida é usar VNAV ou OP DES.

O método preferido de aumentar a razão de descida é pelo aumento da velocidade indicada. Speedbrakes podem ser usados para aumentar a razão de descida. Não usar mais que a metade de Speedbrakes acima d Nível de Vôo 310 quando a velocidade número MACH estiver menor que .75.
Quando usando Speedbrakes para descida, recolha os Speedbrakes antes de aumentar potência e permitir suficiente altitude e margens de velocidade para assegurar um nivelamento suave.
O uso de Speedbrakes aumenta a VLS = Lowest Selectable Speed = Mais Baixa Velocidade Selecionável. Com a extensão total dos Speedbrakes, a VLS pode ser mais alta que a VFE = Maxi Velocity Flaps Extendes para a configuração de Flap.

Nesta situação, é necessário recolher os Speeedbrakes e permitir que a velocidade diminua abaixo da VFE antes de selecionar um ajuste maior de Flap. O Trem-de-pouso pode ser estendido fora da seqüência para ajudar na desaceleração.
Selecione o ajuste desejado do AUTOBRAKE. Uso de AUTOBRAKE, combinado com operação de AUTO-SPOILER e o uso efetivo e oportuno de reversores é a melhor maneira efetiva de aproveitar para desacelerar a aeronave. Tamanho de pista disponível, plano de escape, condições meteorológicas e da pista devem tudo ser considerado quando selecionar a razão de desaceleração pelo AUTOBRAKE: Use o seguinte como um guia:
- OFF - Tamanho da pista/Plano de escape e condições permitirão permitirão o uso de forças aerodinâmicas normal e frenagem mínima para desacelerar ou parar a aeronave, isto é, rolagem planejada ao fim da pista.
- LOW - Provê razões de desaceleração que são adequadas para muitas rotinas de operações onde a pista está seca ou ação de freio é relatada como GOOD = fricção BOA com a textura da pista.
- MED - Usar quando razões de desaceleração moderada são requeridas ou se a pista estiver relatada MOLHADA, ESCORREGADIA, ou relatada ação de freio POOR = fricção POBRE com a textura da pista.
- MAX - Usar somente para decolagem.

A 10.000 pés e 250 Knots, ative e confirme manualmente a FASE de APROXIMAÇÃO na página PERF = Performance. Ativanda a FASE de APROXIMAÇÃO, afeta somente a velocidade de referência = Vref. A FASE de APROXIMAÇÃO ativará automaticamente quando:
- Descendo cruzando 7.200 pés AGL = Above Ground Level, e
- LNAV estiver engajada, e
- O ponto de DECEL tenha sido passado
Entretanto, ativação MANUAL provê o melhor procedimento operacional.
DESCIDA FINAL Recolha os SPEED BRAKES antes de selecionar a posição FLAPS FULL (= totalmente estendidos) para evitar uma atitude inesperada de abaixamento do nariz quando ocorrer o recolhimento automático do SPEEDBRAKE.
APROXIMAÇÃO ILS Leva um mínimo de 3 segundos APÓS armar [ o Piloto Automático ] para LOC e/ou GS ( LOCalizador do Eixo da Pista e/ou Rampa de Planeio = Glide Slope ) engajar no modo de CAPTURA. Velocidade gerenciada é usada a menos que uma específica velocidade seja requerida pelo órgão Controlador de Tráfego Aéreo = ATC.

Não arme o modo ILS APPR acima de 8.200 pés AGL = Above Ground Level = Acima do Nível do Solo. Sinais do Rádio Altímetro não estão disponíveis acima desta altitude e com o botão APPR armado, o PILOTO AUTOMÁTICO desengaja na captura da Rampa de Planeio = Glide Slope e os Diretores de Vôo = FD revertem para o modo HDG-V/S ou TRK-FPA ( = PROA-VELOCIDADE VERTICAL ou RUMO-ÂNGULO DE TRAJETÓRIA DO VÔO ).
ILS 'raw data' (= dados naturais ) deve estar mostrada nos PFDs = Primary Flight Display pela seleção do botão ILS em ON. NT. 'raw data' é o sistema de navegação no qual se utiliza apenas os instrumentos primários de vôo ( Bússola, Altímetro, Velocímetro), estes instrumentos tem suas instalações obrigatórias nos painéis de todos aviões e naves espaciais, mesmo que o avião tenha painel de instrumentos digitais = 'glass cockpit', ou seja, no caso de pane total no sistema eletrônico.
ROLAGEM DO POUSO o 'FLARE'( mínima flutuação sobre a pista ) começa em aproximadamente 20 pés. Não demore o toque [na pista] com uma flutuação prolongada. Batida com a cauda [na pista] ocorre em aproximadamente 12 graus de altitude do nariz elevado com o Trem-de-pouso comprimido. A técnica "de-crag" deve ser usada para pousos com vento cruzado.

Após o toque no solo, baixar a roda do nariz suavemente sobre a pista. Manuseio de leme e aileron é efetivamente diminuido em aproximadamente 60 knots. Evite usar o volante = tiller da roda do nariz acima de velocidades normais de táxi visto que movimentos abruptos podem causar derrapagem da roda do nariz.
Selecione os reversores após o Trem-de-pouso princiapal tocar o solo. Uma ligeira atitude de elevar o nariz pode ocorrer quando os reversores forem abertos antes do Trem-de-pouso do nariz tocar o solo. Não tente arremeter após iniciar potência reversa. Posicione as manetes dos reversores em REV IDLE ( = marcha lenta do reversor ) quando a velocidade em relação ao solo aproximar de 80 knots. Posicione as manetes dos reversores em FWD IDLE ( = marcha lenta total ) antes de atingir 60 knots e antes de deixar a pista.

Quando usando AUTOBRAKES ( = Freios Automáticos ), frenagem manual não é normalmente requerida até que a velocidade em relação ao solo aproximar de 80 knots. Quando os AUTOBRAKES não forem mais requeridos, aplique freios manuais como necessário para controlar a desaceleração e desativar os AUTOBRAKES ( ...ao apertar os pedais de freios manuais, o sistema AUTOBRAKES desativa-se ).

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